quarta-feira, 12 de março de 2014

3.11 - 3 anos após o Terremoto no Japão



Ontem completaram-se 3 anos após o terremoto seguido de tsunami (maremoto) e acidente nuclear que assolou o Japão em 11 de março de 2011. No país várias homenagens aos mortos, um minuto de silêncio no exato horário do terremoto 14:46 hs em vários pontos do Japão.
No Tokyo Tower a inscrição "kizuna tsuyoku", que quer dizer " laços fortes", nos leva a pensar nas famílias atingidas e os laços que precisam sempre ser fortalecidos apesar das dificuldades nesses três anos.


O Site de busca do Yahoo Japan fez uma arrecadação de dinheiro onde cada busca no site pelo termo 3.11 foi computado 10 ienes doados para reconstrução das cidades afetadas pelo desastre.
Na TV o primeiro-ministro Abe e O imperador fizeram discursos ao vivo orando pelas pessoas afetadas e pelo Japão.



Me lembro ainda como foi aquele dia, algo difícil de esquecer, mesmo não tendo sido atingida diretamente porque estava morando em Aichi na época.
O terremoto aconteceu enquanto eu trabalhava e era perto do intervalo. Vi apenas algumas lâmpadas balançando. No intervalo vi uma moça comentando que tinha possibilidade de maremoto, mas não achei que fosse nada demais e voltei a trabalhar. No Japão acontecem terremotos com freqüência e como não foi forte não achei que fosse nada. Na hora que voltei pra casa que percebi a gravidade pela TV.
Racionamento de energia, prateleiras faltando produtos, mesmo quem não foi atingido diretamente sentiu algumas consequências. Na região de Tokyo chegaram a haver muitos problemas com o transporte e várias vias de acesso à região atingida estavam bloqueadas.
Todos os dias ficávamos vendo pela televisão o progresso de como se resolveriam as coisas. A radiação era a maior preocupação e também os mantimentos aos sobreviventes nos locais de abrigo. Muitas pessoas se mobilizaram de várias partes do Japão doando água, roupas, comidas instantâneas, produtos de uso diário e necessidade para bebês, mulheres, idosos, e muito mais, além de quantias em dinheiro. Pessoas de longe chegaram a se locomover para os abrigos para ajuda direta, transporte de alimentos para o local e trabalhos braçais. Minha igreja na época também se mobilizou e me lembro de ter doado alguns pacotes de fraldas.
Filas quilométricas nos postos de gasolina tanto pra comprar gasolina como querosene para os aquecedores. Fora os problemas que eu nem citei aqui.
Mas apesar de tudo, muitas pessoas atingidas diretamente, que vivenciaram o desastre de perto, não se lamentavam somente disso. Mas sim da tristeza que muitos ainda sentem.
Ainda hoje muitas pessoas estão desaparecidas, talvez várias estejam no mar ou até mesmo tenham sido soterradas pelo tsunami. Ainda hoje, corações de muitos ainda dói com a perda dos entes queridos e de amigos que se foram na tragédia. Tristeza difícil de se esquecer, a dor de não poder dar um adeus. A cidade onde muitos construíram sua história foi destruída em poucos minutos. A dor de muitas famílias que estão inconformadas até agora. Feridas profundas.
Não fiz um minuto de silêncio pelas pessoas mortas porque eu creio que elas já se foram e não necessitam mais de minhas orações. Mas separei um momento de oração pelas famílias e sobreviventes, que ainda hoje tem muitas feridas nos seus corações. Que Jesus possa restaurá-los e que sintam a verdadeira paz que vem de Deus. Desejo restaurações também na saúde, mental, emocional, nas famílias e que mais pessoas se disponham a orar e também a doar mais para os que ainda estão sofrendo, seja com dinheiro, orações, amor.
Evangelismos foram feitos no meio desses trabalhos voluntários nos locais dos abrigos e algumas pessoas aceitaram Jesus. Pena ter que ser dessa forma sofrida e difícil. Mas ainda assim, Deus esta disposto a dar a salvação para aqueles que crerem.
Que você, que está lendo esse post, possa separar um tempo para orar pelo Japão, que ainda precisa de Deus e é muito carente dele. Que possamos falar de Deus com sabedoria e que os japoneses ainda venham a ser um povo que adora a Jesus. Japoneses são  difíceis de abordar pela sua forte tradição religiosa, conceitos formados e cadeias espirituais, mas o milagre pode acontecer e portas podem se abrir conforme a vontade de Deus.
Apesar de cheio de feridas, eles também tem muito amor nos seus corações. Se formos com calma, conquistando sua amizade e confiança, podemos começar a lançar as pequenas sementes que germinarão nos seus corações.

Video forte com imagens do desastre e que mostra a tristeza do povo que foi atingido, clique na foto:


Video de música japonesa com participação de pessoas das regiões devastadas clique na foto (ative as legendas em português pelo próprio youtube):


Música mais tocada na época recente à tragédia (veja video da música clicando na foto):


Júpiter - Ayaka Hirahara

Todos os dias eu escuto o meu coração
Não estou só
Estou ligada com você no fundo do coração
As estrelas que brilham através do tempo infinito
Ensinam que foi um
Milagre o nosso encontro
Todos os dias eu escuto o meu coração
Não estou só
Abraçada nos braços deste universo
O que posso fazer com as minhas mãos?
Deixe eu tocar na dor, feche os olhos com calma
Não poder acreditar em si
É mais triste que perder o sonho
Se a solidão existe para se aprender a amar
Não aconteceria nada sem sentido
Apure o ouvido para o silêncio do coração
Se você me chamar, vou a qualquer lugar
Essas lágrimas suas
serão minhas
Agora se abrace
Para sentir o calor da vida
Ninguém de nós está só
Há pessoas que nos amam do jeito que somos
Siga o seu desejo para viver o futuro brilhante
Por você, cantarei para sempre


Você, que mora no Japão, tente também começar a orar por eles, pelos seus colegas de trabalho e escola. Algo maravilhoso pode acontecer. :D Se não consegue falar de Deus, tente falar pelas suas atitudes que contam muito também! Ame-os! :)

Abraços,
Geisinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário